sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

PNEUMATOGRAFIA: VOCÊ SABE O QUE É?


A pneumatografia é a escrita produzida diretamente pelo Espírito, sem nenhum intermediário. Difere da psicografia porque esta é a transmissão do pensamento do Espírito pela mão do médium.
O fenômeno da escrita direta é indiscutivelmente um dos msis extraordinários do Espiritismo. Por mais estranho que possa parecer à primeira vista, é hoje um fato averiguado e incontestável. Se a teoria é necessária para se compreender a possibilidade do fenômenos espíritas em geral, mais ainda se torna neste caso, um dos mais chocantes até agora apresentados, mas que deixa de parecer sobrenatural quando compreendemos o princípio em que se funda.
à primeira manifestação desse fenômeno o sentimento dominante foi de desconfiança:a ideia de trapaça ocorreu logo.Porque todos conhecem as tintas chamadas simpáticas, cujos traços invisíveis aparecem algum tempo depois da escrita. ra possível, pois, um abuso da credulidade,e não afirmamos qua jamais tenha acontecido. estamos mesmo convencidos de que algumas pessoas, por interesse mercenário, por amor próprio ou para impor a crença nos seus poderes, tenham usado subterfúgios.
Mas por se poder imitar alguma coisa é absurdo concluir que ela não exista. Não se conseguiu, nos últimos tempos, encontrar o meio de imitar a lucidez sonambúlica, ao ponto de causar ilusão? E por ter esse processo habilidosos corrido mundo, devemos concluir que não há sonâmbulos verdadeiros? Por que alguns comerciantes vendem vinho alterado devemos dizer que não existe o vinho puro? Acontece o mesmo com a escrita direta. Entretanto as precauções para assegurar a realidade do fato são muito simples e fáceis.Graças a elas, hoje não se pode ter a mesma dúvida a respeito.
Desde que a possibilidade de escrever sem intermediários é um dos atributos dos Espíritos, que esses sempre existiram e em todos os tempos produziram os diversos fenômenos que conhecemos, devem ter produzido a escrita direta na Antiquidade tão bem como hoje. E é assim que se pode explicar a aparição de três palavras no festim de Baltazar. 
O Livro dos Médiuns, Alan Kardec

Nenhum comentário:

Postar um comentário