quinta-feira, 5 de junho de 2014

GRAFOLOGIA: Você sabe o que é?







A palavra grafologia é de origem grega: graphein= escrita, logos= estudo, tratado.
O estudo da personalidade de uma pessoa, baseado na observação de sua letra, não é recente. Já no séc. XVI existiam publicações que tratavam do assunto. Foi nos últimos 100 anos, porém, que  grafologia, tendo como base a teoria da psicanálise de Freud, desenvolveu-se com base cientifica. O Superego, o Ego e o Id descritos por Freud foram transportos para a análise da escrita em suas respectivas Zonas Superior, Média e Inferior.
Atualmente a Grafologia atingiu um grau de aperfeçoamento científico tão grande que precisou desmembrar-se em vários setores, tais como seleção na área de Recursos Humanos, estudos de distúrbios biológicos de uma pessoa. Da mesma forma, o estado psicológico e emocional relaciona-se intimamente com o movimento muscular involuntário e involuntário, e consequentemente com a maneira como escrevemos, pois a escrita é efeito da causa motora que vem dos músculos que , por sua vez, obedecem  ao comando cereral.
Após aprendermos a escrever sempre de forma padrão, com o passar dos anos desenvolvemos nossa própria forma de escrita (nao existem dois tipos de escrita iguais no mundo, da mesma forma que não existem duas impressões digitais iguais). A experiência, o conhecimento, os sorimentos e os traumas e neurses  que adquirimos ao longo da nossa vida alteram nossa escrita, ao ponto de duas crianças, alfabetizadas pela mesma professora, terem, após alguns anos, suas letras otalmente diferentes.

(José Bosco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário