quinta-feira, 10 de junho de 2010

A riqueza sem culpa

" È mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus", escreveu o evangelista Marcos. São diversas as causas da condenação dos ricos em todos os tempos, comumente descritos como espertalhões, ambiciosos, sovinas exploradores, ávidos e cruéis. A principal delas deriva do fato de que foram raros os os períodos históricos de prolongado crescimento geral da riqueza. isso ocorreu no auge, no pós guerra do século XX e está acontecendo agora com a globalização do mercado. Em economias estagnadas, o enriquecimento de alguns poucos implica o empobrecimento de muitos outros. È uma questão de lógica. Quando não há produção de riqueza, seu acúmulo só pode ser feito por indivíduos ou grupos que consigam arrancar parte ou a totalidade dos bens dos outros.
Por esta razão, uma das mais formidáveis consequências morais do crescimento ecomico, e telvez um de seus motores, é justamente a retirada da carga de culpa dos ombros de quem se empenha em acumular riqueza...
uma reportagem especial desta edição de VEJA se debruççça sobre um fenômeno alvissareiro no Brasil, a subida da maré da economia que tirou milhões de pessoas da pobreza e está elevando `condição de milionários dezenas de milhares de brasileiros da classe média. isso se deve a uma economia que vem crescendo, em certos setores, em um ritmo chinês e que, ao todo, deve chegar a dezembro com um PIB 7% maior. Tornou-se propabilísticamente mais fácil para um brasileiro enriquecer trabalhando e investindo do que jogando na loteria. A reportagem mostra que esses novos milionários, se podem não ter lugar assegurado no céu, pelo menos estão ajudando outros brasileiros aqui na terra, pois ao tempo que acumulam riqueza eles a produzem. Sem culpa ( Revista VEJA- editora Abril'- edição 2165- ano 43- ano20- 19 de maio de 2010- p.14, carta ao Leitor)

PALAVRAS DE ASHYLA:

Muitas pessoas entendem que a riqueza é um meio de afastar a criatura da bem aventurança divina. este é uma errônea visão da bondade de Deus, que em sua infinito amor pelo ser humano quer que este alcance o maior acervo que for possível, desde que toda a aquisição seja através da honestidade e do trabalho honesto .
A riqueza é um eficaz meio de diminuir as dores e o sofrimento da pessoa e quem a possui deve usá-la neste sentido, seja através de ato dfe caridade, seja na forma empresarial, quando sua riqueza cria empregos, moradias que são vendidas parceladamente para quem não tem casa, produzindo alimentos de qualidade para quem tem fome, fabricando carros e veículos seguros e confortáveis.
Muitos ricos são honestos, espiritualizados, honestos e mjuitos pobres não tem tais adjetivos.
Acredito que ao afirmar: " é mais fácil um camelo passar pelo buraco da agulha do que um rico entrar no reino do céu", o discípulo não se referia oa rico que possibilita uma vida melhos a tantas outras pessoas. Mas, sim, aquele rico de orgulho, de maldade, de egoísmo etc, tenha este dinheiro ou não. salves Deus!




Nenhum comentário:

Postar um comentário