sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O que você espera da vida? O que espera a Vida de você? Palavras de Ashya

...
   


    E claro que quando perguntamos á cratura o que ela espera da vida, ouvimos as mais variadas respeosatas. Muitos querem ser famosos , outros importantes, ganhar dinheiro. Ser este ou aquele profissioal, constituir família,
 Na verdade, em qualquer momento, lugar ou pessoa que fazemos esta pergunta temos um a infinidade de resposatas quase sempre ligadas à conquistas meterias ou pessoais que cada um almeja. Me lembro que esta pergunta nos foi feita em uma tarde de uma no muito distante, durante uma aula de Portugûes, pelo professor Xavier. O professor xavier é mais do que um  professor, é um Educador no mais amplo sentido da palavra e tenho certeza que esta minha mania de pensar, questionar e registrar foi iniciada por ele, pois parava a aula, quando necessitávamos de uma boa conversa sobsre a vida ou sobre aqueles problemas tão comuns na adolescência. Sua atitude me fazia vê-lo não como um professor igual os outros que lecionavam para nós naqueles anos; mas, via-o como um misto de mãe e mestra, num corpo de pai e mestre. Naquela tarde, no meio da leitura de um texto nos lançou a pergunta e recebeu as mais variadas respostas. Num primeiro momento fiquei paralisada e não sabia o que querer da vida, pois com 14 anos muito pouco se quer de real. talvez um sapato novo, a roupa da moda, reatar com meu namoradinho.... Mas, ao ver que TODAS respondiam ser ricas, médicas, advogadas, casar com um homem rico, serem famosas, arrisquei o meu palpite: quero me formar., morar numa casa bonita e confortável, ter um marido maravilhoso e filhos saudáveis, ser bontita e elegante, conviver com a sociedade para aparecer no jornal nas colunas sociais! Naquela aula, notei alguma coisa muito diferente no rosto de Xavier. Achei que ele estava rindo de nós, alunas de um colégio público , a maioria muito pobre. Mas, ele nada comentou, nada consertou, nada corrigiu. Apenas nos olhou e disse que, um dia, mais tarde, quando tivéssemos a sua idade, nos lembraríamos de sua pergunta e não acharíamos tão engraçado e fácil responder.
Hoje, já tendo a idade que Xavier tinha à época, não sei porque esta pergunta voltou quando acessei o Blog para postar... será que esta é a hora de novamente respondê-la? Acho que o "meu quarido professor" sabia muitas coisas que somente hoje percebeo: o que queremos da vida são tantas coisas que respondemos aos borbutões, quase sem pensar, respondemos coisas que depois não terão qualquer importãncia efetiva, queremos da vida coisas impossíveis, improváveis, inexistentes. Se esta pergunta me fosse feita hoje, eu responderia que queria somente condições de viver plenamente, saboreando os momentos. guardando lembranças cálidas que me ajudem a suportar as saudades doídas como a que sinto neste momento; saudades daquela tarde distante, daquele professor querido, de tantos sonhos.... saudades de mim... Querer da Vida é fácil. porém a vida só nos dá, não o qeu pedimos, mas o que construímos, o que batalhamos. Pedi e recebi. Muitas coisas agradeço, outras tronaram-se um peso.
 E então faço renascer dentro de mim o "meu professor" com quem tanto aprendi:"  O que a vida espera de você? esta pergunta jamais me foi feita e ainda não saberei respondê-la. Talvez por isto Xavier jamais nos tenha perguntado: O que a Vida quer de vocês? Pois não teríamos condições para responder: é preciso ter maturidade e conhecimento da própria Vida para resolver o problema. Você sabe? tem certeza? saberemos um dia? Não tenho Xavier para me dar indicações com seu olhar, com seus gestos. Acho que terei de voltar a ser menina, aluna, aprendiz para um dia, um dia bem mais tarde eu possa responder corretamente esta questão. Hoje, espero sinceramente duas coisas: que com minhas ações esteja fazendo o que a vida espera de mim. Espero, de todo o meu coração que Xavier esteja bem, em algum lugar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário