quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Parábola do bom Samaritano :quem é o próximo?

 Naquele dia que o Caminheiro andava pela Galiléia e perguntado sobre o que devemos fazer para alcançarmos o reino dos Céus, Jesus respondeu" Ame a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo." Mas, ainda lhe perguntaram, " Quem  é o meu próximo?" E o Mestre, calmamente contou esta história:


   Um homem ia descendo de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos de assaltantes, que lhe arrancaram tudo, e o espancaram. depois foram embora, e o deixaram quase morto. Por acaso um sacerdote estava descendo por aquele camino; quando viu o homem, passou adiante pelo outro lado. O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu epassou adiante pelo outro lado. Mas um samaritano, que estava viajando, chegou perto dele, viu, e teve compaixão. Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu proprio animal, e o levou a uma pensão, onde cuidou dele. No dia seguinte, pegou duas moedas de prata e as entregou ao dono da pensão, recomendando: "Tome conta dele. Quando eu voltar, vou pagar o que ele tiver gasto  amais." E Jesus perguntou:
  _ na sua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos do homem nas mãos dos assaltantes?
 _ Aquele que praticou a misericórdia com ele"
  Então Jesus lhe disse;" Vá e faça a mesma coisa!".
   
               Nesta parábola contada pelo Mestre ,entendemos que não é muito importante quem seja nosso próximo para que o amemos como a nós mesmos; o mais importante é que NÒS sejamos o próximo dos outros, praticando para com nossos irmãos a misericórdia e o amor incondicional. Sempre há alguém roubado, espoliado, necessitado perto de nós esperando por nossa ajuda e devemos agir como o Samaritano, que se desvoiu do caminho para ajudar aquele desconhecido que estava caído ao chão. Todos os dias encontramos pessoas " caídas" pela dor, pelo abandono, necessidade, doenças, desilusões... muitas são as oportunidades para a prática do amor incondicional. Devemos lembrar que os Bons Espíritos nos orientam que uma ação caridosa , uma ação realizada pelo Bem repercute por toda a eternidade e jamais será esquecida por quem a recebeu nem por Deus.Todo o bem que se faça neste planeta sempre estará registrado em favor de quem o pratica.
   Devemos considerar, ainda que, o homem que ajuda o assaltado é UM SAMARITANO e sabemos que os samaritanos era um povo  vítima de grande preconceito de raça e que sofriam discriminação social, sendo que até mesmo para adorar a Deus, os samaritanos deviam fazê-lo em Templo separado dos judeus; pois este homem, que podia carregar a mágoa e ódio, por ser discriminado e vítima de preconceitos, provavelmente insultado e desdenhado, foi o que demonstrou ter mais amor no coração a ponto de auxiliar quem dele precisava. Salve Deus.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Parábola do cachorro- vale a pena ler e contar!

        Jesus e alguns discípulos andavam pelos caminhos da Galiléia quando um cheiro horrível impregnou o ar. Os discípulos logo tamparam o nariz e reclamaram do mau cheiro, que lhe incomodava demasiadamente. Jesus, impassível, caminhava á frente tranquilamente, c0mo se nada sentisse.
       Um discípulo vendo que o Mestre se encaminhava pem direção ao odor desagradável, chamou-o:
  _ Mestre Jesus, tampe o nariz... está um cheiro horrivel, não sentes?
 Jesus continuou a caminhar á frente do grupo, como se nada tivesse ouvindo ou sentindo.
      Quanto mais andavam pior e mais forte era o mau cheiro, quase insuportável, causando nauseas a todos; mas, Jesus continuava a caminhar altaneiro sem demonstrar qualquer alteração.
Mais alguns metros e perceberam que havia um cachorro morto à beira da estrada já em estado adiantado de putrefação, motivo e fonte de tão horrível cheiro. Os discípulos correram ao largo para passarem longe de tão horrivel visão. E mais uma vez o discípulo tentou alertar o Mestre:
_ Mestre Jesus, se afaste, venha para este lado; tem um animal morto á sua frente!
    Mas, Jesus, a passos firmes caminhou na direção do pobre animal.
    Os discípulos, horrorizados viram quando Jesus, calmanente, se aproximou do bicho e passou a observá-lo com grande atenção. De longe os discípulos, de narizes cobertos olhavam o mestre sem entender.
 De repente, Jesus, disse:
_ Que belo animal! Que pelo lindo tem este animal. Quando vivo devia ter o pelo liso e brilhante. verdadeiramente é uma animal com um beo pelo!
 Após breve pausa, continuou:
_ Que belos dentes tem este animal. Embora esteja morto há dias, ainda tem os dentes brancos e fortes. Quando vivo, este animal tinha uma linda dentadura...
E mais ainda:
_ Que lindos olhos tem este cachorro... apesar de sem vida, os olhos brilham fulgurantes... quando vivo este animal tinha lindos e brilhan tes olhos.
 Os discípulos, um a um , vencendo o nojo e vencidos pela curiosidade se aproximaram e olharam o animal, percebendo que as observações do Mestre eram verdadeiras.
 Jesus, tão logo teve todos os discípulos perto de si, falou:
 _ Em verdade em verdade vos digo, ainda que  o ser aparente nada tem de bom,  ainda que pareça totalmente corrompido, sempre há alguma beleza que podemos encontrar se tivermos a humildade de procurar!

Dependência afetiva : palavras de Ashya

 todos nós somos afetivamente dependentes de uma ou mais pessoas. O Homem não parece bastar-se a si mesmo, mesmo tendo dentro de si um mundo múltiplo e acabado; uma vida interna intensa de pensamento e emoções e a possibilidade constante de consigo mesmo dialogar. estamos sempre vivendo pelo e para os outros. Se compramos algo ou conquistamos algo, sempre queremos que o outro saiba e testemunhe; se estamos longe de nossos amores, nos sentimos solitários e deprimidos. isto não é todo mau, pois o homem so crsce< em todos os sentidos, no contato com seus iguais.
  Porém, como todo o excesso é prejudicial, a exagerada depend~encia afetiva também é: nos torna inseguros e imaturos emocionalmente, sempre necessitando de uma mão a nos amparar. Não devemos fazer da afeição uma via de mão única: o afeto para ser bom e produtivo, deve ser dado e recebido.
 No Livro " Vigiai e Orai" Do Irmão José, na psicografia de Carlos A. Bocelli, encontramos maravilhosa página sob o título acima e que transcrevo abaixo:




    Somos todos interdependentes, mas ninguém deve depender excessivamente de alguém.
    Nem material nem psicologicamente.
   Que a tua vida não se arrase por uma frustação sofrida.
   Não te permitas iludir pelos que não te respeitam os sentimentos.
   Infelizmente, muitos que te falam de amor no passado estão apenas pensando em sexo no presente.
   Compromisso sério não se alicerça na mentira.
  Não te entregues afetivamente a quem esteja compromissado com outrem.
  Os espíritos Superiores não se prestam a revelações levianas e nem são instrumentos para o mal.

Linda prece espírita- Leon Denis

Meus irmãos, esta prece foi extraída do Livro Síntese Doutrinária e prática do Espiritismo, de Leon Denis, s/d; refresque seu espírito com esta leitura!


Príncipe eterno de luz e de vida, Deus Criador, pai Universal, elevamos para ti nossos pensamentos submissos e recolhidos.
Dá-nos os meios de fazer penetrar no fundo das almas o sentimento da grandeza, da beleza, do poder dessa revelação que tu dispensas pela voz de teus bons Espíritos. a fim de nutrir as intelig~encias e os corações, utilizar-se dos preceitos para melhoria e progresso de todos.
 Glória a essas grandes almas que passaram pela terra, difundindo a luz da verdade! Glória aos nobres mártires de todos os tempos! Que seus exemplos heróicos nos inflamem para o bem e nos ensinem a imitá-los!
   E vós, enfim, nossos guias bem amados, mais próximos de nós, nossos protetores do espaço. vinde ao nosso apelo e continuai nossos passos nas sendas do conhecimento.