terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Parábola do cachorro- vale a pena ler e contar!

        Jesus e alguns discípulos andavam pelos caminhos da Galiléia quando um cheiro horrível impregnou o ar. Os discípulos logo tamparam o nariz e reclamaram do mau cheiro, que lhe incomodava demasiadamente. Jesus, impassível, caminhava á frente tranquilamente, c0mo se nada sentisse.
       Um discípulo vendo que o Mestre se encaminhava pem direção ao odor desagradável, chamou-o:
  _ Mestre Jesus, tampe o nariz... está um cheiro horrivel, não sentes?
 Jesus continuou a caminhar á frente do grupo, como se nada tivesse ouvindo ou sentindo.
      Quanto mais andavam pior e mais forte era o mau cheiro, quase insuportável, causando nauseas a todos; mas, Jesus continuava a caminhar altaneiro sem demonstrar qualquer alteração.
Mais alguns metros e perceberam que havia um cachorro morto à beira da estrada já em estado adiantado de putrefação, motivo e fonte de tão horrível cheiro. Os discípulos correram ao largo para passarem longe de tão horrivel visão. E mais uma vez o discípulo tentou alertar o Mestre:
_ Mestre Jesus, se afaste, venha para este lado; tem um animal morto á sua frente!
    Mas, Jesus, a passos firmes caminhou na direção do pobre animal.
    Os discípulos, horrorizados viram quando Jesus, calmanente, se aproximou do bicho e passou a observá-lo com grande atenção. De longe os discípulos, de narizes cobertos olhavam o mestre sem entender.
 De repente, Jesus, disse:
_ Que belo animal! Que pelo lindo tem este animal. Quando vivo devia ter o pelo liso e brilhante. verdadeiramente é uma animal com um beo pelo!
 Após breve pausa, continuou:
_ Que belos dentes tem este animal. Embora esteja morto há dias, ainda tem os dentes brancos e fortes. Quando vivo, este animal tinha uma linda dentadura...
E mais ainda:
_ Que lindos olhos tem este cachorro... apesar de sem vida, os olhos brilham fulgurantes... quando vivo este animal tinha lindos e brilhan tes olhos.
 Os discípulos, um a um , vencendo o nojo e vencidos pela curiosidade se aproximaram e olharam o animal, percebendo que as observações do Mestre eram verdadeiras.
 Jesus, tão logo teve todos os discípulos perto de si, falou:
 _ Em verdade em verdade vos digo, ainda que  o ser aparente nada tem de bom,  ainda que pareça totalmente corrompido, sempre há alguma beleza que podemos encontrar se tivermos a humildade de procurar!

9 comentários:

  1. EM TUDO NA VIDA EXISTE DOIS LADOS,BOM E RUIM NÓS TEMOS POR HABITO OLHAR SÓ O LADO RUIM VEJAMOS TAMBÉM O LADO BOM DAS COISAS E PESSOAS.

    ResponderExcluir
  2. Esta parábola não é bíblica, mas retrata bem o ensinamento de Jesus que consta em Lucas 11:34-35 "A candeia do corpo é o teu olho. Sempre que o teu olho estiver simples, teu corpo inteiro também está luminoso, como quando a candeia te ilumina com o raio"

    ResponderExcluir
  3. Devemos extrair apenas as belezas espirituais dos semelhantes.Assim construiremos um mundo melhor.

    ResponderExcluir
  4. Isto não está na Bíblia e, portanto, ficar disseminando estórias inverídicas, por mais bonitas que possam ser, é errado. Daqui a pouco, qualquer um irá inventar estórias sobre Cristo que podem induzir a erro doutrinário. Portanto, não acho correto colocar Cristo em uma estória que não ocorreu. Se querem inventar estórias, coloquem outra pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este certamente seria o comportamento de Jesus. É uma mensagem muito rica. Isto qdo é compreendido. E o que mais as religiões fazem é deturpar a Palavra do Senhor. A enchem de blasfêmias e heresias.

      Excluir
  5. Esta historinha faz parte de uma lenda Sufi, realmente não pertence ao evangelho.

    ResponderExcluir
  6. Deus nos deu a inteligência para a exercitarmos, portanto, censurar uma parábola por não está na bíblia, temendo erros é limitar a capacidade dos filhos de Deus de interpretar a Bíblia, estudemos pois, para que os erros sejam reconhecidos e não caiamos em mensagens apócrifas, pois se muitos podem se enganar, é pq ainda não chegou o seu tempo. Jesus inclusive nos falou desta profecia de Isaías.

    ResponderExcluir