quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Parábola do bom Samaritano :quem é o próximo?

 Naquele dia que o Caminheiro andava pela Galiléia e perguntado sobre o que devemos fazer para alcançarmos o reino dos Céus, Jesus respondeu" Ame a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo." Mas, ainda lhe perguntaram, " Quem  é o meu próximo?" E o Mestre, calmamente contou esta história:


   Um homem ia descendo de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos de assaltantes, que lhe arrancaram tudo, e o espancaram. depois foram embora, e o deixaram quase morto. Por acaso um sacerdote estava descendo por aquele camino; quando viu o homem, passou adiante pelo outro lado. O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu epassou adiante pelo outro lado. Mas um samaritano, que estava viajando, chegou perto dele, viu, e teve compaixão. Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu proprio animal, e o levou a uma pensão, onde cuidou dele. No dia seguinte, pegou duas moedas de prata e as entregou ao dono da pensão, recomendando: "Tome conta dele. Quando eu voltar, vou pagar o que ele tiver gasto  amais." E Jesus perguntou:
  _ na sua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos do homem nas mãos dos assaltantes?
 _ Aquele que praticou a misericórdia com ele"
  Então Jesus lhe disse;" Vá e faça a mesma coisa!".
   
               Nesta parábola contada pelo Mestre ,entendemos que não é muito importante quem seja nosso próximo para que o amemos como a nós mesmos; o mais importante é que NÒS sejamos o próximo dos outros, praticando para com nossos irmãos a misericórdia e o amor incondicional. Sempre há alguém roubado, espoliado, necessitado perto de nós esperando por nossa ajuda e devemos agir como o Samaritano, que se desvoiu do caminho para ajudar aquele desconhecido que estava caído ao chão. Todos os dias encontramos pessoas " caídas" pela dor, pelo abandono, necessidade, doenças, desilusões... muitas são as oportunidades para a prática do amor incondicional. Devemos lembrar que os Bons Espíritos nos orientam que uma ação caridosa , uma ação realizada pelo Bem repercute por toda a eternidade e jamais será esquecida por quem a recebeu nem por Deus.Todo o bem que se faça neste planeta sempre estará registrado em favor de quem o pratica.
   Devemos considerar, ainda que, o homem que ajuda o assaltado é UM SAMARITANO e sabemos que os samaritanos era um povo  vítima de grande preconceito de raça e que sofriam discriminação social, sendo que até mesmo para adorar a Deus, os samaritanos deviam fazê-lo em Templo separado dos judeus; pois este homem, que podia carregar a mágoa e ódio, por ser discriminado e vítima de preconceitos, provavelmente insultado e desdenhado, foi o que demonstrou ter mais amor no coração a ponto de auxiliar quem dele precisava. Salve Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário