sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Vamos falar de Maria?


                         Maria, mãe de Jesus



Anos depois de Éfeso, foi construía a primeira igreja romana devotada a Maria. Logo surgiu um altar dedicado a ela num santuário próximo de Constantinopla. O santuário também guardava o véu da Virgem, uma echarpe que ela supostamente teria usado e que era venerada havia séculos.
A princípio as igrejas orientais aceitaram Maria mais do que as orientais. Foram compostos cânticos em sua homenagem, e ícones seus se tornaram comuns no começo do século 6º. As pessoas acreditavam que Maria olhava por ela e que, se rezassem, a Virgem as atenderia como havia feito em Constantinopla, na ocasião do ataque dos ávaros. No século II, Maria começou a conquistar o ocidente. A Europa estava se modernizando. Fundavam-se universidades, igrejas e ordens monásticas. A época dourada da devoção a Maria no ocidente se iniciava e, no século 12, construíram-se catedrais- inclusive a de Chartres, na França- em sua homenagem.
Maria tinha um apelo diante dos cristãos ocidentais superior ao da igreja. O comando da igreja Católica medieval havia sido formal e rígido, e não dava muita atenção à Virgem, muito menos ao que os fiéis pensavam. Tudo isso mudou quando São bernardo de  Claraval, abade francês do início do século 12, proclamou que a Virgem Maria intercedia por nós junto ao Senhor e que todas as graças que Jesus concedia aos homens nos chegavam por seu intermédio. Assim como em Éfeso, a declaração de Claraval mais uma vez aumentou o prestígio da Mãe de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário