segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Um pouco sobre cristais.



O assunto é polêmico; mas, para quem busca resposta e dirimir dúvidas, todo assunto é meio de conhecimento!

imagem da internet.



O cristal é um embrião: e de ele nasce da terra , da rocha. Segundo a mineralogia indiana, ele se distingue do diamante pelo seu grau de maturidade embriológica: o cristal não passa de um diamante insuficientemente amadurecido ( Elim, EI .IF),
Sua transparência é um dos mais belos exemplo da união dos contrários: o cristal se bem que material, permite que se veja através dele, como se material não fora. Representa, assim o plano intermediário entre o visível e o invisível. É o símbolo do adivinhação, da sabedoria, e dos poderes misteriosos conferidos ao homem. São palácio de cristal o que os heróis do Ocidente e Oriente encontram ao saírem das florestas  sombrias na sua busca de um talismã real. Uma mesma crença une o quartzo tjuringa dos iniciados australianos ao santo Graal, na cavalaria ocidental, talhado na esmeralda mística. (SERH, 102- 103).
Não será temerário aproximar desse ponto o do xamanismo oceno-australiano, e mesmo norte-americano, que faz dos critais de rocha pedras de luz destacadas do trono celeste e instrumentos da clarivid^^encia do xamã. Em Kalimantan ( Bornéu) o xamã dayak utiliza, para descobrir a alma do doente, diversos objetos mágicos,  dos quais  os mais importantes são cristais de quartzo: bata flau ou pedra de luz.
Em Dobu( Melanésia), o curandeiro vê no cristal a pessoa que provocou a doença, seja ela viva ou falecida (ELICm 327). Na Austrália, os cristais de rocha, que tem papel importante na iniciação
 do medicine man (curandeiro) são de origem celete... Considerando-nos, frequentemente, como fragmentos que se soltaram do Trono do Ser supremo celeste. a mesma crença existe entre os negritos da Malaca. Entre os semangs e osdayaks, os xamãs possuem pedras-luz que refletem tudo o que chega a alma  do doente e, por conseguinte, onde essa alma se encontrava perdida. Entre os negritos, os curandeiros vê também a doença nos cristais. Acredita-se que esses cristais sejam habitados por espíritos que lhes mostram a doença (Cenoi) ( ELIC, 305; SChP, 154)
Em estreita relação com a serpente arco-íris, os cristais ouorgam a faculdade de elevar-se até ao céu. Mesmo simbolismo entre os índios da América. O cristal é considerado como substância sagrada de origem uraniana, comportando poderes de clarividência, sabedoria e adivinhação, mis a capacidade de voar os curandeiros da Austrália e de outros lugares atribuem de natureza  nebulosa os próprios poderes à presença de cristais no interior de seus corpos. ( ELIc, 135-136)
As pedras transparentes ou translúcidas como o cristal de rocha, o quartzo, o obsediana a diorita do Sul, são empregadas tradicionalmente pelos índios pele-vermelhas  das Pradarias como talismãs e produtores de visão: facilitam o transe, o qual permite a percepção do invisível. Entre os navajos, é o cristal de rocha que, primeiro, eleva o sol, que ilumina o mundo. Entre os maias, os sacerdotes liam o futuro em fragmentos de cristal de rocha imersos numa copa de hidromel, a fim de desperar o cristal para a consciência (Krir, 105).
Na cristandade, a luz que penetra o cristal é uma imagem tradicional da Imaculada Conceição: Maria é um cristal: seu fulho, a luz celeste. Assim ele a atravessa toda sem, no entanto, quebra-la 9 Ângelus Silesius). também antes de serem instrumentos advinhatórios , as bolas de cristal foram objetos de veneração: os escoceses  chamavam-nas pedras da vitória.
As mensagens do outro-mundo celta, segundo a maioria dos textos irlandeses, veem sob a forma de pássaros. mas, quando veem por mar, utilizam barcos de vidro ou de cristal. Esses materiais simbolizam aparentemente uma perfeição técnica inacessível à indútria humana ( zeip, 17 193-205).   Ou a transparência do navio de cristal simboliza a imaterialidade do viajante e o caráter todo espiritual de sua missão. Os elfostinham sandália de cristal ou de vidro. Cinderela, também.

Dicionário dos Símbolos- Jean Chevalier e outro

Nenhum comentário:

Postar um comentário