sábado, 1 de dezembro de 2012

Profecias, é possível mudá-las?


Nestes tempos que só se fala em fim do mundo é importante reflexões pois pode advir delas muitos ensinamentos sobre profecias     sobre aqueles que se dizem capazes de fazê-las.
O texto desta postagem foi extraído da "Rvista Cristã de Espiritismo", Editora Minuano, ano XII, Ed. 99, página 19.
                  




  MUDANDO AS PROFECIAS

As profecias são a percepção de acontecimentos que ocorrerão no futuro. Mas, será que eles são inevitáveis ou podemos mudar o destino?

Uma profecia é como uma hipótese, uma probabilidade, e não uma coisa certa e definitiva, pois, com nosso livre arbítrio ela pode ser alterada.
No Novo Testamento percebe-se um esforço dos autores para adaptarem alguns dos seus fatos às profecias do Velho Testamento.
O ciclonismo junguiano trata das coisas que acontecem ao mesmo tempo. Por exemplo: dois relógios marcando a mesma hora. Com as profecias ocorre o contrário, pois elas são a visão de fatos por um médium vidente (1 Samuel 9:9), os quais ocorrem um tempo diferente do momento em que elas são feitas. Dizendo de outro modo, as profecias são a percepção de acontecimentos que ocorrerão no futuro. Mas elas tem suas causas num tempo presente ou no passado trazido para o presente em que elas são proferidas.
E elas podem não se realizar ou se realizam de modo diferente, pois elas estão sujeitas à Lei da causa e efeito que funciona em consonância com este dito bíblico: " colhe-se o que se planta", que consta de todas as escrituras sagradas de todas as religiões. Mas, como ensina Pedro e outros  autores bíblicos, "uma boa ação encobre multidão de pecados" ( 1 Pedro 4:8). Esse ensino quer dizer que a prática do amor ou do bem faz um contrapeso com as nossas faltas que prejudicam o nosso semelhante e, por consequência, também a nós. Num determinado momento, pelas circunstâncias no presente um médium vidente (1 Samuel 9:9) o ou profeta pode ver os efeitos de sofrimento ou de recompensa provenientes dessas circunstâncias do presente. Mas elas podem ser suavizadas ou até anuladas totalmente dependendo, do comportamento de uma pessoa ou de um povo.Assim, pois, se o médium ou profeta vir a desdita de uma pessoa ou de um povo para o futuro, é porque esta pessoa ou povo, naquele momento presente, merece realmente o sofrimento ou a dor no futuro. Porém, pode acontecer o contrário: o médium ou profeta, presenciando as boas ações de um indivíduo ou povo, é levado a prever um futuro venturoso para tal indivíduo ou tal povo, o qual, porém, pode se modificar também.
Jesus, vedo a perversão dos judeus, seus contemporâneos, disse que  rainha de Sabá (do Sul) mais os habitantes de Nínive se levantariam ( isto é se reencarnariam, na época do juízo final) e condenariam aquela geração (Mateus 12:38 a 42; e Lucas, 11:29 a 32). Mas porque a misericórdia divina não cessa jamais, aquela geração má poderia regenerar-se com boas obras, enquanto não vier o Juízo Final, e mudar pois, o seu destino. Aliás, a reencarnação é para isto  mesmo e não há nada como um dia depois do outro!
No livro "Não será em 212, da médica espírita Marlene Nobre e de Geraldo Lemos, é dito que Chico Xavier fala de fatos que lembra o final dos tempos, não para 2012, mas para 2019, com ou sem guerra, dependendo da escolha ( livre-arbítrio) da humanidade, mas fala isto de forma comedido e sem determinismo.
E  Jesus, prudente e sabiamente, se recusou a profetizar quando seria o final dos tempos ( Mateus 21:27), dizendo que só Deus, o Pai, o sabia!
José Reis Chaves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário