domingo, 22 de setembro de 2013

A DIMENSÃO ESPIRITUAL DA CURA.





... Kardec nas obras básicas de codificação espírita nos instrui sobre a Lei de Causa e Efeito, que diz que todo efeito tem uma causa anterior, que pode ter ocorrido nesta existência ou em existências pregressas. Portanto, somos responsáveis pelos pensamentos, palavras e atos. De acordo  com essa lei, nossas escolhas boas ou más trazem consequências para esta ou para vidas futuras. Logo, todas as experiências vividas ficam gravadas no perispírito e podem levar ao surgimento de doenças, uma vez que o perispírito é o molde do corpo físico.
A Medicina tradicional não considera que a origem das doenças não está nos vícios da mente: sentimentos negativos de orgulho, crueldade, vaidade, ódio, rancor entre outros. Esses vícios muitas vezes predominam porque fazemos escolhas mal feitas dando origem assim a moléstias conhecidas e desconhecidas. O corpo mental produz os pensamentos e o organismo físico obedece ao perispírito, que é controlado pela alma. Ela é então prioritária em qualquer definição de saúde e doença. Daí deduzimos que a qualidade de vida está diretamente ligada à dimensão espiritual do ser.
A Medicina espiritual vai além do corpo. É preciso tratar da alma vigiando os pensamentos, o comportamento e, através da reforma íntima melhorarmos as nossas escolhas. assim, a dimensão espiritual da cura é possível quando se admite a existência da alma e sua influência sobre o corpo físico.
Jesus nos ensinou que podemos nos autocurar intimamente através da evolução dos nossos sentimentos, palavras e atos. A cura, a saúde ou a doença vão depender do esforço de cada um na seara evolutiva.
A Medicina do futuro deverá, portanto, considerar o doente como um todo psicossomático corpo e alma, se quise realmente investir-se na arte de curar.
( Parte da palestra da Dra.Marlene Nobre no CEIR- publicada no Jornal Correio Espírita, agosto de 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário