quarta-feira, 11 de setembro de 2013

princípio inteligente e suas expansões-

Tudo está em evolução? Todos os reinos da natureza evoluem? Como ocorre a evolução espiritual dos seres? E a Evolução humana, como ocorre?



Acredito que o texto abaixo busca responder algumas dessas dúvias ou curiosidades tão inerentes aos seres humanos.O texto foi publicado no Jornal CORREIO ESPÍRITA, agosto de 2013.


Autor: Dr. Jorge Andrea- Psiquiatra e cientista e espírita.

A vida planetária vai nos impulsionando e mostrando uma ordem bem elaborada que corresponde a uma finalidade que, nos dias atuais, apesar das técnicas existentes, nos escapa  inteiramente a uma adequada explicação.
A partir do reino mineral até o hominal, é de tal complexidade os ordenados aspectos morfológicos, que não podemos deixar de atribuir tais manifestações como consequências deleis responsáveis por tais eventos.
São expressivas no reino mineral as forças de atração e coesão das moléculas, a organizarem os diversos e bem ordenados sistemas cristalográficos, traduzindo orientação e equilíbrio na formação desse reino.
No reino vegetal as manifestações se mostra mais avançadas, onde a fotossíntese representa expresiva aquisiçãõ. Nesse reino a molécula orgânica afirma-se já propiciando elementos contrutivos da escola evolutiva dos seres.
No reino animal as elaborações são bastante complexas. Além dos impulsos que lhe são próprios, consigo carrega as heranças  dos reinos menores do que o seu. Na fase animal, com as condições do próprio sustento relacionando ao meio onde militam, existem as novas condições equacionadas nos equilibradores orgânicos.
Nesse reino podemos registrar que os campos organizadores (princípio inteligente), pertencentes a uma "massa diretora" ( alma grupo) própria a cada espécie, nos animais de constituição mais complexa haveria uma dispersão da "massa-energética", a fim de que "as sementes" de su conteúdo ( individualidades espirituais em formação) fossem ocupando as organizações físicas; isto é, cada ser com o seu próprio princípio inteligente. Esta condição poderá ser observada a partir dos répteis, por já terem organização física mais avançada e já possuidores, na massa cerebral, de uma glândula específica (glândula pineal), embora em fase inicial com o nome de olho pineal.
Disse-nos André Luiz ( Espírito) que nesses animais podemos considerar o início do processo de individualização espiritual (princípio inteligente em elaboração), isto é, já existiria o princípio inteligente independente  comandar o processamento da vida física, com mais expressividade pelo auxílio do olho pineal.
O Homem é recente no planeta (1milhão e 600 mil anos). O homem autóctone, aquele que foi resultado do aperfeiçoamento dos primatas, deveria ter passado um bom tempo até alcançar o chamado período paleonlítico ou da pedra lascada, cuja a máxima aquisição foi o fogo. sua palavra ainda era rudimentar, cujo pensamento foi se transformando, lentamente, do fragmentário da fase animal ao contínuo do reino hominal,  onde múltiplos fatores se encontram coligados.
No período neolítico ou da pedra polida, cujas acentuações vocais, auxiliadas, possivelmente,pela música já formava palavras, embora reduzidas e muito pobres. essas novas condições d comunicação propiciavam a formação de grupos humanos, cada vez mais acentuados, contribuindo na criação.embora lenta da agricultura e consequente fixação no solo.
Com séculos e séculos, aparecem as línguas chamadas analíticas, cujas palavras definem ideias, como também, os ideogramas que alcançaram posições interessantes na civilização egípcia, chinesa e no Japão antigo.
Pela imposição evolutiva o ser humano vai avançando, sempre adquirindo novas funções psicológicas, em que podemos salientar os fatores que definem o processo analítico e o sintético, as e mostrarem, amiúde, no quotidiano humano da caixa cerebral.

 É verdade que o setor cerebral não é o criador dos fenômenos,mas a zona que expressa, a seu modo e possibilidade, as funções mais específicas da zona perispiritual,  que por sua vez, é tradutora e divulgadora das energias espirituais de profundidade. Assim, pela nossa cerebração,, podemos compreender uma vasta fenomenologia percebidas pelos processos analíticos, além de outros tantos mais avançados pelos mecanismos sintéticos-intuitivos e, o que é mais interessante, o conhecimento e estudo que hoje possuímos sobre a fenomenologia paranormal.
A evolução da ciência nos possibilitou compreendermos as condições de análise e síntese que o nosso cérebro expressa. Os fenômenos analíticos estariam nas manipulações psicológicas, a expensas do hemisfério cerebral esquerdo, cabendo aodireito as expressões de conjunto e totalidade, tal como acontece com a intuição com a intuição m seus diversos estados criativos.Também será fácil de compreender que os mecanismos ligados,ora na análise, ora na síntese,encontram-se imbricados. Fica difícil demarcá-los, entretanto, quando existe predominância de uma dessas vertentes, a possibilidade de avaliação será de mais fácil compreensão.
Seria no caminho do trabalho idalista, sempre acompanhado dos valores de uma ética sadia e envolvida cada vez mais no amor, que compreenderemos com mais  expressividade a causa evolutiva, suas reais razões eprincipalmente nossa posição no cenário douniverso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário