domingo, 22 de setembro de 2013

VOCÊ ACREDITA EM FADAS? O que diz o Espiritismo?

imagem de internet




( Texto de Jose´Carlos Leal) Correio  Correio Espírita- Set/13).


 Nas línguas neolatinas são chamadas de fadas: em francês faaé feé; Provençal, Fada; Espanhol, Hada; italiano Fata e Português Fada. Estas palavras com toda a certeza derivam do altim Fatum que significa destino. No século IV de nossa era já encontramos essa palavra no feminino, usada como equivalente de parcas ou Moiras, divindades da Mitologia Grega que representavam o destino, na Idade Média (476 a.C- 1453) aparece o verbo latino fatare no sentido de encantar.
Qual a origem das fadas? Essa questão não é de modo algum fácil. Penso que seria interessante para se dar uma solução ainda que hipotética a esse problema, partirmos da etimologia da palavra. Como já vimos a palavra fada deriva do termo latino fatum que dignifica destino. Neste sentido existe uma perfeita equivalência entre a palavra latina fatum e a grega moira. Não raro, as moiras são personificadas pelas três irmãs fiandeiras Láquesis, Atropo e Clotos que, nas crenças populares dos antigos gregos,presidiam os acontecimentos básicos na vida humana: o nascimento, o casamento e a morte.
Um levantamento, mesmo pouco exaustivo dos contos infantis,mostram as fadas participando de um desses três acontecimentos, principalmente dos nascimentos, quando atribuem à criança recém- nascida determinado destino.
Um exemplo muito claro dessa colocação  é o conto popular (Conto de fada), A Bela Adormecida.
Neste relato nasce  a filha de um rei e ele convida todas as fadas que conhecia, exceto, naturalmente a fada má, para dar à menina um belo destino.Aconteceu, porém que a fada má sentiu-se ofendida por não ter sido convidada e foi ao palácio real mesmo sem convite. Quando as fadas boas terminaram d falar os mais belos destinos para a criança, a fada má entrou na sala e disse:
- "Esta menina quando tiver quinze anos, espetará o dedo em uma agulha  morrerá." Todos ficaram muito consternados, mas nest momento chegou a rainha das fadas boas  e disse:
- Nada posso fazer o fado que a fada má deu à menina, mas posso atenuá-lo: Ela picará o dedo mas não morrerá, apenas dormirá com todo esse reino por cem anos."
As fadas boas tem a aparência de uma mulher alta, branca, muito bonita que usa vestidos longos e trazem na cabela um chapéu cônico usado também por alguns magos e feiticeiras. Trazem consigo ua vara que deve ter sua origem na vara de Hermes ( o Caduceu) ou na vara de Moisés que era capaz de obrar maravilhas como transformar -se em serpente ou abrir as águas do Mar Vermelho. 
esta vara é chamada de varinha de condão porque ela pode operar maravilhas. É com ela que a fada madrinha de Cinderela transformou a abóbora em carruagem. os ratinhos em lacaios, os miseráveis trajes de cinderela em belo vestido, para que sua afilhada pudesse ir ao baile no palácio real.
Nos contos do ciclo bretão do qual fazem parte os mitos do  Rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda, a fada perde um tanto este caráter de divindade representiva do destino. a fada Morgana, do ciclo Arthuriano, por exemplo, é uma mulher muito bonita e capaz de manipular determinados elementos para produzir o efeito maravilhoso.
Neste contexto  ideia de fada se aproxima do conceito de feiticira do tipo Circe que aparece na Odisseia ou de Medeia da peça de Eurípides que tem o mesmo nome. Foi muito provavelmente na Idade Media, que a fada ganhou o esteriótipo  por que ficou conhecida na literatura infantil.
Em muitas das mitologias europeias de origem não latinas germânica, o conceito de fada é extremamente diferente de tudo o que vimos até aqui. Nesta mitologia, as fadas são seres diminutos enão possuem longos vestidos, chapéus cônicos e varinha de condão. São seres alados semelhantes ás ninfas do mito grego, não protgem pessoas, mas certos lugares da Natureza.São elas que usando usando minúsculos baldes de tinta pintam as flores na primavera. As fadas vivem num reino à parte a no qual existe uma rainha a quem elas devem obedecer.
Neste ponto de vista as fadas estão no mesmo grupo dos gnomos, duendes, elfos, anões que compõem o chamado povo pequeno e que fazem parte do denominado espíritos da Natureza.
Em o livro dos Espíritos (Parte II, Cap.IX) Allan Kardec, na pergunta 536, traz uma referência interessante sobre os Espíritos da Natureza. É com esta citação que fechamos este artigo:
" A Mitologia dos antigos se fundava, inteiramente em ideias espíritas com a única diferença que consideravam os espíritos como divindades. Representavam esses deuses ou espíritos como divindades com atribuições especiais. Assim, uns eram encarregados dos ventos, outros do raio, outros de presidir o fenômeno da vegetação etc. Semelhante crença é totalmente destituída de fundamento."

Nenhum comentário:

Postar um comentário