quarta-feira, 11 de setembro de 2013

MÁGOA PELAS PESSOAS QUE NOS OFENDEM- DALAI LAMA.

PAZ E LUZ.
Vamos fazer um pequeno exercício de imaginação. Suponhamos que alguém nos ofende verbalmente. Se sentimos raiva por causa da mágoa que isso nos causa, será que o foco do nosso sentimento não deveria estar nas palavras ofensiva, uma vez que são elas que de fato causaram a mágoa? No entanto, ficamos zangados com a pessoa que as disse. A justificativa seria que a pessoa que diz as palavras são moralmente responsáveis por elas, o que não deixa de ser verdade. Ao mesmo tempo, se for o caso de ter raiva do que de fato causou a raiva, as palavras que são a causa mais imediata de nossa reação. Melhor ainda, ser´´a que não deveríamos direcionar a nossa raiva para aquilo que fez com que a pessoa nos ofendesse, ou seja, suas aflições aflitivas? Porque, se a pessoa estivesse calma e em paz, talvez não agisse daquela maneira. Contudo, desses três fatores- as palavras que magoam, a pessoa que as diz e os impulsos negativos que motivam a pessoa-, é para a pessoa que diriimos nossa raiva. Há uma certa incoerência nisso.
Se alegarmos que a verdadeira causa da nossa raiva é a natureza da pessoa que nos ofende, ainda assim não seria razoável ter raiva dela. Pois se a sua natureza fundamental é ser hostil a nós, ela seria incapaz de agir de outra maneira. Neste caso ter raiva dela não faria sentido. Se nos queimarmos, não faz sentidos ficarmos sentidos zangados como fogo. É da natureza do fogo a natureza de queimar. Para lembrarmos que o conceito de hostilidade inerente e de mal inerente é falso, cabe observar que, em outras circunstâncias, a mesma pessoa que está nos magoando poderia mostrar-se um bom amigo. É comum ouvir falar de soldados que lutam em lados opostos durante os conflitos e depois se tornam amigos em tempos de paz.E certamente já passamos pela experiência de encontrarmos alguém que não apreciávamos muito no passado e que acabamos descobrindo ser na verdade bem agradável.
É claro que não podemos pensar desta manira em todas as situações. Quando somos fisicamente ameaçados , é melhor não perder tempo com tais ideias e sair correndo! Mas é de grande ajuda que nos familiarizemos com os vários aspectos e benefícios da paciência. Permite-nos enfrentar os desafios pela adversidades de uma forma construtiva.
In. Uma Ètica para o Terceiro Milênio- sabedoria Milenar para o dia de hoje- Sextante. p. 85/86

Um comentário:

  1. SALVE DEUS! MUITO IMPORTANTE ESTE CONTEUUDO EM MINHA VIDA, E COLOCAREI EM PRATICA.

    ResponderExcluir