terça-feira, 8 de julho de 2014

Cristianismo e espiritismo: Leon Denis

Excelente texto para reflexão!



O Cristo disse: “ a letra mata e o espírito vivifica”. Mas sempre os homens da letra procuraram avassalar o espírito. Emaranharam o pensamento em uma rede  de dogmas que de este não pode senão mediante um despedaçamento. À força de comprimir a verdade, as igrejas terminaram por desconhecer o seu poder. Chega, porém, o dia, cedo ou tarde, em que ela explode com força incoercível, abalando, até os seus fundamentos, as instituições que por muito tempo escravizaram.
É do que estão ameaçadas as igrejas, As advertências, todavia, não lhes tem faltad. Mesmo dentre os mais sinceros cristãos, vozes proféticas  se têm feito ouvir. Que dizia deMaistre desde a primeira metade do século XIX?
Igreja crista, imaginas  que possa tal estado de coisa ser duradouro e que esta apostasia não seja ao mesmo tempo a causa e o presságio de memorável julgamento? Vê se os iluminados erraram encarando como mais ou menos próxima uma terceira explosão da onipotente bondade de Deus para com os homens? Eu não acabaria mais, se me propusesse acumular todas as provas que se reúnem para justificar essa longa expectativa. Força é que nos preparamos para um grande acontecimento na ordem divina. Na Terra não há mais religião. Formidáveis oráculos, além disso anunciam que os tempos são chegados.
                                                                                                                          
Realizam-se as previsões desse escritor. A Humanidade atravessa, do ponto de vista filosófico, religioso e social profunda crise. As potências invisíveis estão em atividade. Todos quantos, no silêncio, quando emudecem os ruídos da terra tem escutado as suas vozes, todos os que estudam as correntes, os sopros misteriosos que passam pelo mundo, sabem que um trabalho de fermentação se opera nas profundezas do pensamento e na própria Ciência. Uma renovação  se esta preparando. Nosso século assistirá ao desabrochar de uma grande ideia.
Por isto e que dizemos aos sacerdotes de todos os cultos e de todas as religiões: se quereis que vivam as vossas igrejas. volvei a atenção para a nova luz que Deus envia à Humanidade. Deixai que ela penetre no sombrio edifícios de vossas concepções, deixai entrar a flu nas inteligências, a fim de que os homens, esclarecendo-se, corrijam-se; a fim de que o ideal religioso renasça, aqueça os corações e vivifique as sociedades.
Dilatai vossos horizontes; procurai o que aproxima as almas e não o que as divide. Não lanceis o anátema aos que não pensam como vós, porque para vós mesmos preparareis cruéis  decepções na outra vida. Que a vossa fé não seja exclusivista, ne intolerante.
Aprendei a discernir, a separar as coisas imaginárias das reais. Abstende-vos de combater a Ciência e a renegar razão, porque a razão é Deus dentro de nós, e o seu santuário é a nossa consciência.
Objetaries, porém: Já aí não está a nossa religião?
Sem dúvida o novo espiritualismo não é uma religião. mas aparece no mundo, tendo na mão um facho cuja projeção vai iluminar, a distância, e fecundar todas as religiões. O Moderno espiritualismo é uma crença baseada em fatos, em realidade palpáveis, uma crença que s e desenvolve, progride com a Humanidade. e pode unir todos os seres, elevando-os a uma concepção sempre mais alta de Deus, do destino e do dever. Graças a ele, cada um de nós aprenderá a comunicar-se com o Supremo Autor das coisas, com esse Pai de todos, que é o nosso e o vosso Deus, e que todo cérebro que pensa, e todos os corações que adoram, procura desde a origem das idades.
Cessai de atribuir a capacidade de estabelecer o vinculo moral e religioso a uma doutrina de opressão e de terror. Deixai ao espírito humano o livre surto para a luz e para a imensidade. Toda fulguração do alto é uma emanação de Deus, que é o sol terno das almas.
Quando a Humanidade se houver libertado das superstições e dos fantasmas do passado, nela então vereis desabrochar os germes de amoré de bem que a mão divina lhe depôs no íntimo, e conhecereis a verdadeira religião, a que paira acima das diversas crenças e não maldiz nenhuma.

“ Cristianismo e Espiritismo”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário