segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O Poder das Trevas-Jesus no Lar- Francisco Cândido Xavier











Centralizando-se a palestra no estudo das tentações, contou Jesus, sorridente:
_ Um valoroso servidor do Pai movimentava-se, galhardamente, em populosa cidade de pecadores, com tamanho devotamento á fé e à caridade, que os Espíritos do Mal se impacientaram em contemplar tanta abnegação e desprendimento. Depois de lhe armarem os mais perigosos laços, sem resultado, enviaram um representante ao Gênio das Trevas, a fim de ouvi-lo a respeito.
Um companheiro de consciência enegrecida recebeu a incumbência e partiu.
O Grande adversário escutou o caso, atenciosamente, e recomendou ao diabo Menor que apresentasse sugestões.
O subordinado falou, com ênfase:
_ Poderíamos despojá-lo de todos os bens.
_ Isso, não- disse o perverso orientador-; para um servo desta têmpera a perda de recursos materiais é libertação. Encontraria, assim, ml meios diferentes para aumentar suas contribuições à Humanidade.
_ Então, castigar-lhe-emos a família, dispersando-a e constrangendo-o os filhos a enchê-lo de opróbrios e ingratidão...- aventou o pequeno perturbador, reticencioso.
O perseguidor Maior, no entanto, emitiu gargalhada franca e objetou:
_Não vês que, desse modo, se integraria facilmente com a família total que é a multidão
O embaixador, desapontado, acentuou:
_Será talvez conveniente lhe flagelemos o corpo; crivá-lo-emos de feridas e aflições.
_ Nada disso- acrescentou o gênio satânico-, ele acharia meios de afervorar-se na confiança e aproveitaria o ensejo para provocar a renovação íntima de muita gente, pelo exercício da paciência e da serenidade na dor.
_Movimentaremos a calúnia, a suspeita e o ódio gratuito dos outros contra ele!- clamou o emissário.
_ Para que- Tornou o Espírito das Sombras- Transformar-se-ia num mártir redentor de muitos. Valer-se-ia de toda a perseguição para melhor engrandecê-se, diante do Céu.
Exasperado, agora, o demônio aduzia:
_ Será, enfim, mais aconselhável que o assassinemos sem piedade...
_ Que dizes!_ redarguiu a Inteligência perversa- A morte seria a mais doce bênção por reconduzi-lo às claridades do Paraíso.
E vendo que o aprendiz vencido se calava, humilde, o Adversário Maior fez expressivo movimento dos olhos e aconselhou, loquaz:
_ Não sejas tolo. Volte e dize a este homem que ele é um zero na criação, que não passa de mesquinho verme desconhecido... Impõe-lhe o conhecimento da própria pequenez, a fim de que jamais se engrandeça e verás...
O enviado regressou satisfeito e pôs em prática o método recebido.
Rodeou o valente servidor com pensamentos de desvalia, acerca de sua pretendida insignificância e desfechou-lhe perguntas metais como essas: " como te atreves admitir alum valor à tuas obras destinadas ao pó; não te sentes joguete de peixões inferiores da carne; não te envergonhas da animalidade que trazes no ser; que pode um grão de areia perdido no deserto; não te reconheces na posição de obscuro fragmento de lama.
O valoroso colaborador interrompeu as atividades que  lhe diziam respeito e,depois escutar longamente as perigosas insinuações, olvidou que a oliveira frondosa começa no grelo frágil e deitou-se, desalentado, no leito do desânimo e da humilhaçõ, para despertar somente na hora em que a morte lhe descortinava o infinito da vida.
Silenciou Jesus, contemplando a noite calma...
Simão Pedro pronunciou uma precesentida e os apóstolos, em companhia dos demais, se despediram, nessa noite, cismarentos e espantadiços.
LOUVADO SEJA O NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário