quinta-feira, 19 de julho de 2012

APOMETRIA: VOCÊ SABE O QUE É?

Em síntese, apometria é um termo que estudiosos espíritas usam para designar o desdobramento ou emancipação da alma, onde o espírito juntamente com seu corpo perispiritual se afasta do corpo  físico, com o apoio de um espírito que o ampara no plano espiritual. Para a maioria dos estudiosos deste assunto, a prática de desdobramento através da Apometria não é exatamente uma prática mediúnica, apenas uma técnica de separação desses componentes. Para outros, a Apometria está sim associada à mediunidade, uma vez, que envolve o intercâmbio entre encarnados e desencarnados. Entende-se que, a apometria é utilizada para se ter maior facilidade no domínio de determinadas situações mediúnicas, em trabalho de cura no plano espiritual.
Podemos ter um pouco mais de esclarecimento se levarmos em conta a terminologia da palavra: APO= prefixo grego que signifca além de, para fora de, afastamento, separação. METRIA- METRON= que mede, medição, relativo a medida. Esta prática serve para a assistência espiritual aos sofredores dos dois lados da vida; tratamento de enfermidades do corpo e da mente; atendimento às criaturas portadoras de doenças de difícil solução; atendimento espiritual gratuito de enfermos, utilizando, para tal, os recursos da potencialidade anímico- mediúnica dos sensitivos.
Os primeiros indícios da apometria surgiram em 1963, no VI Congresso Espírita Pan- Americano na cidade de Buenos Aires, Argentina. O psiquiatra porto-riquenho Luis Rodrigues defende sua tese da HIPNOMETRIA. Sua técnica consistia  no desdobramento do corpo astral de uma sensitiva (médium) e dos pacientes submetidos ao tratamento, com a consequente projeção do seu duplo na dimensão Extrafísica, onde os médicos e enfermeiros desencarnados orientavam tanto quanto ao diagnóstico quanto à terapêutica. Mas quem realmente deu à prática o nome de apometra foi o estudiosos Dr. José Lacerda de Azevedo. Ele fora convidado para assistir duas demonstrações feitas pelo sr. Luis Rodrigues e logo vislumbrou um vasto campo de investigações e aplicações. Para assegurar a veracidade da prática e testá-la, ele passa a aplicar a técnica aprendida em sua própria esposa, que era médium com larga experiência mediúnica e logo constata a sua eficiência. Em dezembro de 1975- X  Congresso Pan- Americano na cidade de Mar Del Plata, Argentina, ele apresenta sua tese intitulada " A Ciência da Espiritualidade Aplicada à Medicina".
Nesta obra o termo apometria já é usado, e apresenta tópicos hoje empregados na prática pelos estudiosos do tema como as doenças espirituais, aparelhos parasitas, despolarização do estímulo da memória e casuística. O Dr. Lacerda explica que, antes de tudo, é necessário que o ambiente de trabalho seja um local de prece, recolhimento interor, respeito a Deus, a Jesus, ao Plano Espiritual e principalmente ao próximo. Orienta também que as reuniões respeitem um horário pré- estabelecido, sem excessões uma vez que há uma equipe espiritual trabalhando em conjunto com a equipe  de médiuns e colaboradores. Há então, a magnetização do paciente e do médium, para em seguida atingir-se o desdobramento, ou a projeção do duplo na dimensão extrafisica.
Parte da Reportagem de Caroline Carvalho( Revista Esprtismo- Ano 1- nº 1-2007)

Nenhum comentário:

Postar um comentário