quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A CÓLERA

O Livro " O Evangelho Segundo o Espiritismo" nos traz grandes ensinamentos que, independente de qualquer credo ou religião devem ser observados, pois são lições não para termos uma tranquilidade no " mundo dos espíritos", mas, nos serve para que vivamos melhor nesta vida; um destes ensinamentos , de grande importãncia, é o que nos fala da Cólera, que nos foi passado por um Espírito Protetor em 1863:

" Levados pelo orgulho, vos julgueis mais do que sois a ponto de não suportardes uma comparação que possa vos rebaixar e vos considerais tão acima de vossos irmãos, seja como Espírito, seja em posição social, ou em superioridade pessoal, que o menor peralelo o irrita e vos fere. E o que acontece então? Ficais encolerizados.
  Procurai a origem desses acessos de demência passageira  que vos igualam aos brutos e vos fazem perder a razão e o sangue frio. Procuarai o por quê disso e encontrareis quase sempre por base o orgulho ferido. Não é o orgulho ferido por uma opinião contrária, que vos faz rejeitar as observações justas, que vos faz repelir com cólera os mais sábios conselhos? A própria impaciência, decorrente das contrariedades freguentemente fúteis. prende-se à importância que cada um atribui à sua própria personalidade, diante da qual acreditai tudo deve se curvar.
  Na sua impaciência, o homem colérico se volta contra tudo: desde a natureza bruta, até aos objetos, que acaba por destruir, por não lhe obedecerem. Se nesse momento ee pudesse ver-se a sangue frio, teria medo de si prórpio, ou se acharia ridículo. Que julgue por aí a  impressão que deve causar aos outros. Ainda que seja por respeito a si mesmo, cumpre-lhe esforçar-se para vencer uma tendência que faz dele objeto de piedade.
 Se soubesse que a impaciência e a exaltação não resovem nada, que alteram a sua saúide e até mesmo comprometem a sua vida, veria que ele próprio é a sua primeira vítima. Além disso, uma outra consideração poderia detê-lo: o pensamento que torna infelizes todos aqueles que o rodeiam. Se tem coração, não sentirá remorso em fazer sofrer os seres que mais ama? E que desgosto mortal se, num acesso de raiva cometer um ato do qual tiver que se arrepender por toda a sua vida!
  Em resumo, o homem que tem temperamento colérico, não deixa de ter certas qualidades no coração, mas pode impedi-lo de praticar muito o mal. isto basta para fazer esforços para dominá-la. O espírita, deve ainda levar em conta uma outra razão:ela é contrária à caridade e à humildade cristãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário