quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Uma verdade ( quase) absoluta


Muitas "coincidências" acontecem em nossas vidas e às vezes ficamos tentados a maturá-las para compreendê-las; hoje, aconteceu isto. Eu, sem muita vontade, buscava um assunto ou texto, enfim, um material para colocar neste BLOG quando me caiu nas mãos o livro"O ateu e o sábio", de Voltaire. Achei muito interessante a introdução e pensei em postá-la mas, desisti. De repente pequei o livro " Em busca de Respostas", de RicardoJ.A.Lins e abri justamente na página 24, onde o primeiro título é " voltaire"; vencida pelo "acaso", "destino" ou "coincidência", aceitei que o assunto será este.
È muito interessante porque sempre vemos pessoas que de dizem ateus; muitas em tom jocoso até dizem: " Sou ateu, graças a Deus!"; mas, na verdade o assunto é sempre relevante porque quem acredita em Deus tem milhares de motivos para crer e quem não acredita, tem apenas um motivo.... você sabe qual?
Vamos lá.
trecho do livro acima citado:
        Voltaire
Lutou contra a opressão religiosa e a crença dogmática em Deus, embora pessoalmente não fosse ateu. Acreditava que por trás daquele mundo bem ordenado, que fora escrito por Newton, deveria existrir um criador racional. Contudo, não saberíamos nada sobre o criador, já que ela não se revelou e maneira sobrenatural, como crêem os cristãos , judeus e mulçumanos. Deus se mostrou ao ser humano apenas por meio da natureza e das leis naturais. A cegueira e a intolerância  levam os homens a perseguir e a matar uns aos outros em nome da religião, igualmente tola é a idéia  que podemos influenciar a Deus e o curso dos acontecimentos mundiais valendo-nos da oração. O mundo é controlado por leis imutáveis.
 O mundo pode ser controlado pelos pensamentos e orações dirigidas com emoção a Deus. È evidente que as orações feitas apenas para cumprir um ritual, não influenciam a Deus. da mesma forma é absurdo pensar que um soldado em batalha peça a Deus para não ser ferido e possa matar o inimigo ou acabando de rezar, ao terminar a oração do hiorário pré estabelecido em algumas religiões, inicie a batalha, matando impiedosamente seus inimigos que nunca lhe fizeram mal. E Deus pode se manifestar diretamente a cada pessoa dando provas de sua existência de maneira sobrenatural.
 Já na apresentação do "O Ateu e o Sábio", podemos ler o seguinte:
" Se Deus não existisse seria preciso inventá-lo".
 Esta frase de impacto é do proprio Voltaire. Não que ele fosse um praticante da religião ou um católico fervoroso. Mas era um teísta. Acreditava na necessidade da existência de Deus. Embora fosse um crítico feroz da igreja católica, particularmente com relação ao seu poderio, a sua ingerência nos negócios do Estado, aos desmandos das autoridades eclesiásticas e á prepotência dos jesuítas que se consideravam os donos das verdade cristã,Voltaire não consegue imaginar um mundo sem Deus e sobre o homem que em sã consciência não pode ser ou considerar-se ateu.
  Vale a pena ler e meditar, você não acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário