quarta-feira, 13 de julho de 2011

O burro e o cachorrinho- Esopo

Num pequeno sítio viviam um burro e um cachorrinho.
O dono dos animais era m velhinho muito bom.
O cachorro tinha uma vida boa. Era muito bem cuidado, brincava com o dono, entrava na casa, subia no sofá e dormia no colo dele.
O burro também era bem cuidado. Tinha um estábulo spaçoso e confortável, era alimentado com feno e aveia, só que tinha muito serviço a fazer. Trabalhava no moinho, moendo trigo, e carregava as cargas pesadas do campo até o paiol. trabalhava de sol a sol, e quando parava para pensar na vida qu levava o cachorro, brincando e dormindo o dia todo, ficava chateado com tanto serviço que sobrava  para ele.
Um di, resolveu tomar uma atitude e pensou:" Se eu me comportar como aquele cachorro meu dono vai me tratar melhor. Terei os mesmos privilégios que ele! Vou tentar! talvez ele goste de me ver assim..."
Por vários dis o burro observou os passos do cachorro eensaiou o que deveria fazer. Já sabia de cor do que o dono mais gostava. estava pronto.
Na manhã seguinte ao invés de ir para o trabalho como de costume, oburro saiu do estábulo e entrou saltitante na casa do dono,como fazia o cachorro. Só que com todo aquele tamanho as onsequências form inevitáveis: mesa tombada, patos e talheres no chão, a louça quebrada e o dono num canto da sala muito assustado.
Quando viu o dono foi ao seu encontro alegremente, tentado pular no seu colo. Mas achando que o patrão corria perigo, pegaram o chicote e bateram nele até que, muito sem graça, ele fugiu dali e foi direto para o estábulo.
E do seu canto, todo dolorido pelas chicotadas que levou ele pensou:" Bem feito para mim! Fui imitar aquele cachorro e me dei mal! Porque não fiquei contente com o que sou e com o qu tenho! Eu bem que mereci!"

MORAL DA  HISTÓRIA:
HUMILDADE É ACEITAR A SI PRÓPRIO E AO OUTRO".

Nenhum comentário:

Postar um comentário