sábado, 23 de julho de 2011

Um pouquinho sobre o inferno.

Acredito que todos os que acessem este blog são pessoas que são espíritas, espiritualistas ou simpatizantes do espiritismo; no mais, pessoas interessadas no prórrio crescimento espiritual e que buscam novas palavras, novos ensinamentos para construir a própria religiosidade; ou são pessoas que não mais suportando o baixo nível das transmissões da TV e mesmo de sites e Blog, procuram textos e mensagens de Luz; por isto, sei que todos tem uma visão pessoal ( certa ou equvocada) sobre o inferno;por isto acho relevante a leitura do que nos fala Leon Dénis, no livro "Cristianismo e Espiritismo", da Editora FEB.


O argumento principal dos defensores da teoria do inferno é a ofensa feita pelo Homem, ser finto, a Deus, sei infinito, é, por consequência, infinita e merece pena eterna. Ora, qualquer matemático dirá que a relação de uma quantidade finit ao infinito é nula. Poder-se-ia inverter o argumento e dizer que o homem, finito e ignorante, não seria capaz de ofender o infinito, e que sua ofensa é nula em relação a este. Ele não pode fazer mal senão a si mesmo, retardando a sua elevação e atraindo os sofrimentos de toda a ação culposa engendra.
Estarão os chefes da igreja realmente conencidos da da exist~encia do inferno eterno,  não verão nele, de preferência um ilus´rio espantalho, necessário, porém, à conduta da humanidade. è o que poderia crer, comentando as seguintes palavras de S. Jerônimo, o tadutor da vulgata:
....Tais são os motivos que se aóiam os que querem fazer compreender, que, depois dos suplícios e tormentos, haverá Consolação, o que presentemente se deve ocultar àqueles a quem o útil temor, a fim de que, receando os suplícios se abstenham de pecar.( Quae unc abscondnda sunt ab  his quibus timorest utilis, ut, dum suplicia reformidant, peccare desistant).

É verdade que S. jerônimo não hesitou em fazer figra, no texto Evangélho, segundo Mateu, estas expressões: " o fogo etrerno, o suplício eterno'. Mas, as palavras hebraicas que assim foram traduzidas. "não parece, de modo algum terem o sentido que os latinos lhe atribuíram".
Não pode ser este o pensamento daquele que disse: " deus não quer que pereça um só desses pequeninos". Estas palavras são confirmadas pelos apóstolos:
" Deus quer que todos os homens se salvem e cheguem a ter o conhecimento da verdade". ( paulo, I Timóteo, 2:4).

Louvado Seja Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário