sábado, 15 de fevereiro de 2014

A DINÂMICA DO PODER.


 
imagem da internet



... " Deve estar claro que agora que a noção de poder em si mesma é irrelevante. Ela só tem importância em relação às suas metas. Noções tradicionais de que tamanho significa poder simplesmente não são verdadeiras. Pelo contrário: partes pequenas podem ser muito poderosas.
Uma pessoa bem preparada como Martin Luther King Jr. ou Mahatma Gandhi pode sozinha inspirar milhões e derrotar governos e grupos poderosos. O jovem chinês que se postou diante de uma fileira de tanques na Praça da Paz Celestial no massacre de 1989 mudou o equilíbrio do poder. Embora jamais tenha dito uma palavra ao público, seu padrão aparentemente foi : " Não é certo usar a violência contra indivíduos que estão se expressando ." ele fez um contato com seus compatriotas, os operadores dos tanques. Eles se recusaram a atropelá-lo sob aquelas circunstâncias,
Ao mesmo tempo, partes grandes podem ser fracas ou se tornar fracas. Pense na Enron, que perdeu todo o seu poder rapidamente em meio a um escândalo financeiro.
Nas décadas de 1970 e 1980,  a indústria multibilionária de construção de usinas nucleares nos Estados Unidos quase foi destruída por uma coalizão informal de pessoas que haviam sido ridicularizadas e consideradas impotentes pelas concessionárias. Aquelas pessoas incluíam donas de casa com formação superior, aposentados que frequentavam bibliotecas, jornalistas, advogados ativistas e grupos de interesse público cujos membros cursavan faculdade ou recentemente haviam se formado. Aquele conjunto de pessoas formou uma coalizão, fez pesquisas e descobriu problemas de segurança, entre eles e do destino do lixo nuclear e como evacuar a área circundante em caso de acidente. Eles persuadiram os legisladores a aprovar regulamentação mais rigorosa e a econimia da energia nuclear sofreu um duro golpe.
 Ao ler o tratado " The Myth of US Industrial Supremacy" ( O Mito das Supremacia industrial Americana), de Martin K. Starr e John E. Ullman, uma frase me chamou muito a atenção: " Não existe instituição, empreendimento, sociedade, ou realização humana de nenhuma espécie, por mais consagrado ou estimado, que não possa fracassar.". Eis um bom comentário sobre o abuso do poder para você conversar com seus filhos, colegas de trabalho ou mesmo os seus concorrentes. 
Ao negociar, não abuse de sua força. Ela pode se voltar contra você. E, se a outra parte abusar da força, não deixe de documentar todas as ações excessivas.
Se o outro lado tiver muito mais força do que você, com certeza poderá subjugá-lo. Nesse caso, reconheça o poder dele, fornecendo um pagamento emocional. E pergunte-lhe: "Só porque consegue me subjugar, será que é certo fazer isso?"
Do Livro " Consiga o que você quer, Stuart Diamond"
Comentários:
A princípio pode parecer estranho a postagem deste texto neste blog que fala de religião, crença, evolução espiritual e etc; porém, a força bruta é um grande obstáculo á nosso crescimento e muitas vezes impedimos, pela força, o crescimento das pessoas à nossa volta. Pense sobre isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário