terça-feira, 1 de março de 2011

Dalai Lama: palavras iluminadas!

 Podemos perceber a grandiosidade do espírito que anima o corpo daquele que conhecemos como Dalai Lama: é sempre bom uma parada para obtermos conhecimentos que ele nos transmite e nos faz crescer espiritualmente!




" Ajude os outros" e " Se não pode ajudá-los pelo menos não os prejudique",,,
No princípio esta tarefa de desenvolver uma disciplina interior pode parecer muito complexa e difícil, mas se realmente nos esforçarmos veremos que não é tão complicado.(...) Mesmo se não formos capazes de alcançar realizações espirituais elevadas nesta vida, mas pudermos desenvolver a mente altruísta_ mesmo que em baixo grau_  ao menos poderemos perceber todos os seres humanos como  amigos próximos. Se, por outro lado, aderimos à atitude de auto-idolatria e concepção errônea inata da existência das coisas, mesmo que todos os seres vivos à nossa volta estejam tentando ser amigáveis a nosso respeito, não há possibilidade de, em última instãncia, alcançar paz e felicidade. Podemos observar a verossimilitude disto em nosso dia a dia. Quanto mais altruísmo desenvolvemos em um dia, mais nos encontramos em paz. De forma similar, quanto mais permanecemos centrados em nós mesmos, com mais frustrações e problemas nos deparamos. Todas estas reflexões levam-nos a concluir que um bom coração e motivação altruísta são, de fato, fontes verdadeiras de felicidade, e por isto, verdedeiras jóias.
Agora estamos próximos do final do século XX; uma era marcada por revoluções em muitos campos do conhecimento humano. Durante os séculos XVIII e XIX, quando as revolucionárias descobertas científicas estavam sendo feitas, a Religião e a Ciência tornaram-se mais e mais  distanciadas. Muitas pessoas achavam que as duas coisas fossem, talvez, incompatíveis. mas, neste século, quando a intelig~encia humana foi bastante enriquecida de novos conhcimentos provindos de importantes descobertas científicas, uma nova tendência está,  delizmente emrgindo.
As pessoas do campo científico estão desenvolvendo interesse por conceitos espirituais e morais e estão preparadas para reavaliar as atitudes com respeito á importância do desenvolvimento espiritual, afim de alcançarem um panorama mais completo da vida e do mundo.

Do Livro da Felicidade, Ediouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário