quinta-feira, 31 de março de 2011

A Fé e a saúde.








Embora  a fé seja inerente a todos os seres, independente de credo religioso a que se vinculam, não resta a menor dúvida que ela tem, na religião, um poderoso fator de  despertamento. Ninguém pode prescindir do  no auxílio extterno no processo de  desnvolvimento de  seus potenciais. Assim, os pais, os amigos, os educadores, os orientadores religiosos, entre outros, são peças fundamentais que nos ajudam no processo educativo, isto é, na parturização( ou parto induzido)- usando uma expressão de Sócrates- de nossa força interior. Educar é ajudar o aprendiz a desabrochar de suas pré-disposições inatas. Tirar o que o outro já tem dentro de si e não sabe que tem e nem mesmo como tirá-lo!
È inquestionável que, quando bem conduzidas, as religiões se constituem em  escolas de formação moral, propiciando ao Homem o encontro com Deus e, por consequência, consigo mesmo- pois Ele está dentro de nós- aparando, desta  forma, suas más tendências e orientando  para o desenvolvimento de suas virtudes. È  assim o terreno da fé  naformação do homem. Sabe-se que a pessoa que pratica uma religião, seja sua fé raciocinada ou ainda dogmátiaca, é mais confiante na superação dos problemas do dia-a- dia. enfrenta as adversidades com mais coragem e resignação, não titubeia e segue em frente até a conquista do alvo.
Estudos científicos tem provado que a fé religiosa, de um modo geral,constitui fator de cura, pois as  criaturas, quase sempre, agem com mais serenidade e confiança, ajudando a Medicina no processo de tratamento de eventuais doenças, de que  sejam portadoras. A pessoa que desenvolveu a fé, mesmo que seja do tamanho de um grão de mostarda, usando a expressão de Jesus, tem em si uma poderosa arma para debelar uma doença e restaurar a saúde. Os cientistas descobriram que "a religião dá aos pacientes mais tranquilidade para expor seus problemas e serenidade para se entregarem a procediemntos cirúrgicos" diz o cardiologista Roque Marcos Savioli.
Nos EUA, a maioria dos cursos de Medicina possui, na grade curricular, disciplinas  que discutem doença, fé, cura e espiritualidade. Pesquisas constataram que a crença religiosa podse influir na saúde do Homem. Harold Koenig, Diretor do Centro para estudos da Religião, Espiritualidade e Saúde da Universidade de Duke ( EUA), afirma que, entre 24 pesquisas que já realizou em 20 anos, a que mais surpreendeu foi a que abordou o efeito da fé sobre o sistema imunológico. Entre 1986 e 1992, foram colhidas 4.000 amostras sanguíneas de pessoas com mais de 65 anos que frequentavam regularmente a igreja ou não tinham hábitos religiosos. Eis alguns dados científicos interessantes que comprovam o efeito da fé religiosa nas pessoas:

Saiba que:

Quem vai à cultos religiosos vive mais:

frequência                                                          Expectativa de vida
NUNCA                                                                  75  anos
MENOS DE UMA VEZ POR SEMANA                80 anos
UMA  VEZ POR SEMANA                                    82 anos
MAIS DE UMA VEZ POR SEMANA                    83 anos

Quem vai a cutos religiosos muda de hábito:


OCORRÊNCIA

fica menos deprimido                                               31%
pára de fumar                                                          78%
pratica mais exercício                                               54%
pára de beber                                                          39%

Portanto, a fé é muito importante para os seres humanos: só faz bem e não tem contra indicação!                            

Do Livro "  O Poder da fé, José Lázaro Boberg- editora EME





























Nenhum comentário:

Postar um comentário