sábado, 30 de maio de 2015

IMATURIDADE PSICOLÓGICA.




Paz e Luz.
Excelente texto para meditar!
Muitos se admiram de que na Terra haja tanta maldade e tantas paixões grosseiras, tantas misérias e enfermidades de toda a natureza, e daí concluem que a espécie humana bem triste coisa é.  Provem esse juízo do acanhado ponto de vista em que se colocam os que o emitem e que lhes dá uma falsa ideia do conjunto. Deve-se considerar que na Terra não está a Humanidade toda, mas apenas uma pequena fração da Humanidade. Com efeito, a espécie humana abrange todos os seres dotados de razão que povoam os inúmeros orbes do Universo.
...
Aprendemos com a Doutrina dos Espíritos que, tendo como referência a Terra pode-se dizer que há mundos inferiores e mundos superiores a ela, sendo que o nosso planeta é habitado, em sua grande maioria, por espíritos muito próximos da animalidade ancestral. A angelitude ou a plenitude espiritual estão ainda muito distante de expressiva percentagem dos espíritos vinculados ao Orbe.
Consoante uma das classificações da ciência psicológica, ´podemos dizer que a maioria da humanidade é composta por criaturas que estagiam, por enquanto, na chamada consciência de sono. São, no dizer de Joana de Angelis,  os homens fisiológicos, vivendo exclusivamente para o atendimento das necessidades orgânicas. São, segundo outra definição, criaturas subdiafragmáticas, ou seja, criaturas que objetivam tão-somente o atendimento das necessidades do estômago e do sexo.
Pelo exposto, percebe-se que a humanidade vinculada à Terra é composta de seres sem uma grande estrutura psicológica, sendo, antes, seres imediatistas e ou utilitaristas, vivendo para as necessidades orgânicas- materiais do hoje e do agora sem nenhuma ou pouca cogitação filosófico- religiosa, desatentas dos aspectos espirituais da vida, sem se ocuparem com o aspecto imortalista da alma,  consequentemente sem valores morais e espirituais para o enfrentamento de variadas situações.
Sendo imatura psicologicamente, a criatura torna-se-á egoísta e, em sendo egoísta, tornar-se-á uma pessoa exigente, ingrata e rebelde, sobretudo quando contrariada em suas paixões infantis. Agirá, pois, semelhante às crianças caprichosas. Com semelhante comportamento, as enfermidades psicológicas se instalarão por força de consequência.
O imaturo psicológico é alguém que apresenta grande preocupação com a máscara da virtude, ocultando, pela aparência envernizada, a realidade íntima. Comporta-se de maneira desequilibrada e excêntrica, sendo ainda instável. dominada pela instabilidade, o imatura apresenta um comportamento alternado, em que o júbilo e a tristeza, a confiança e a suspeita, o amor e a animosidade se confundem...( e assim elabora) estados de instabilidade, de desdita, (que o conduzirão) à enfermidades emocionais que são somatizadas reaparecendo na área orgânica com caráter destruidor.
E o que acontece aos imaturos psicológicos?
Sem resistências morais para enfrentar as vicissitudes naturais do processo evolutivos, tais pessoas deixam-se consumir pela revolta ou sucumbem sob o peso da depressão e da amargura.
 
do livro: Depressão: causas, consequências e tratamento, Isaías Claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário