quinta-feira, 18 de março de 2010

PALAVRAS DE ASHYLA: leis justas ou injustas


A Verdadeira Justiça vem de Deus e por isto é baseada na Equidade: dar a cada um de acodo com o seu direito, desta forma, somos alcançados pela sentença que realmente nos cabe por nossa ação ou omissão negativa, seja nesta ou noutro espaço de tempo que tenhamos vivido. Assim deveria ser a Justiça do homem, dar a cada um segundo as suas obras. Entretanto, emprefeito como somos, apenas vislumbramos a Verdadeira Justiça e nossas leis, base para a realização da Justiça, apesar de, numa análise superficial parecerem justas, mais profundamente analisadas mostram-se ser injustas e fonte de grandes injustiças.
Assim é o caso da lei que garante a gratuidade vos veículos coletivos aos maiores de sessenta anos, que visa garantir que os idosos( bem como deficientes, doentes renais crônicos, etc) tenha, acesso ao transporte público. Isto é louvável. Porém,se nos atentarmos sobre as consequências da lei veremos como é injusta. Todos os que se enquadram nas limitaões que a lei acolhe ( idade, deficiência, doença) tem direito a viajar de graça e por quantas quiser gratuitamente. Cabe lembrar que muitos beneficiários são pessoas de condição financeira e que não precisariam desta gratuidade. porém usam o direito como se necessitados fossem, fato que é certo porque se têm o direito podem usá-lo. Conheço um senhor que possui 14 imóveis na cidade, todos alugados e exerce este direito. Salve Deus, está na consciência de cada um!
Entretanto, a lei traz muita injustiça porque onera os usuários dos transportes públicos, na maioria pessoas de baixa renda, trabalhadores que realmente precisam do serviço e os tem mais caro porque, na planilha de custos do preço da passagem constam todas, as utilizadas pelos usuários de passe livre, porque estes são repassados aos passageiros para evitar "prejuízo" às empresas. Assim, aontece que, um trabalhador que recebe um salário mínimo por mês e tem que utilizar este salário para viver, inclusive para se transportar ao trabalho, vê-se obrigado a pagar uma passagem mais cara porque tem que arcar com a passagem de muitos que tem vencimentos muito superior ao seu. Cada um tem a sua consciência. cada um sabe julgar a si mesmo.


* Gotas de Luz:

*O sujeito realiza a própria libertação desapegando-sedas coisas e não abismando-se no objeto- Th. Gomperz

*Conhece-te a ti mesmo.Sócrates

*O que acontece de mais importante em sua vida é determinado pelas tuas atitudes- Irmão José

* Para quem tem fé e confiança na Suprema Justiça, o impossível tora-se viável. Francisco de Assis.





Nenhum comentário:

Postar um comentário