quarta-feira, 24 de março de 2010

PALAVRAS DE ASHYLA: DISCURSO DE SÓCRATES PERANTE O TRIBUNAL E OS NOSSO TEMPO.


Ao lermos a defesa de Sócrates perante o tribunal de o condenou à morte, podemos constatar que o mundo de hoje é tal qual o mundo de então, pois repete, inexoravelmente os fatos e a atitude dos homens sem grandes mudanças, seguindo ora, a conveniência, ora o interesse de cada um ou de um grupo de pessoas. também podemos constatar que tanto ontem como hoje, imperram os falsos poderes, os falsos valores e na maioria das vezes, dá-se reconhecimento a quem não o merece.
Sócrates afirma que foi condenado pela minoria e que esta foi manipulada. Afirma, ainda, sem entender o real motivo de sua condenação, uma vez ter consciência de ter vivido honradamente, renunciando aos valores materiais, que os homens da época ( como hoje), gananciavam e afirma que não merece a morte por ter ensinado a real felicidade, ou seja, a felicidade que advém de uma vida voltada para a espiritualidade, ao conhecimento pessoal e do mundo verdadeiro, que está além das ilusões da matéria.
Com amargura diz ser pobre, apesar de tudo o que viveu e transmitiu aos homens de sua época e que precisa de alimento; que merecia, por seus ensinamentos, ser alimentado no pritanêu, mais do que os corredores vencedores na Olimpia, que transmita uma satisfação de aparência. O pritanêu, pelo que se sabe, em grego,Prytaneîon, era um local existentes nas grandes cidades, considerado o centro cívico e religioso, onde se mantinha aceso o fogo sagrado, destinadao a Héstia. Ali eram recebidos os ilustres visitantes e onde tomavam as refeições os pensionistas do estado, os parasitas, que nãoi era um termo pejorativo, mas wera a denominação usada para cidadão bem considerado. Podemos perceber que Sócrates, cujos ensinamentos, ao entrar m contato de milhares de espíritos encarnados neste planeta, durantes séculos, trouxe mudança e crescimento espititual aos mesmos, não recebeu a honraria de ser recebido no pritanêu, quano meros vencedores de jogos da olimpia ali eram recebidos.
Meus irmãos, esta história nos faz lembrar de Jesus de Nazaré que também foi preterido por Barrabás.
Hoje, estamos vivendo neste planeta e temos, ao longo de nossas vidas, várias oportunidades de participarmos de escolhas como estas que acima lembramos. Sempre é possível escolher entre os bens materiais e os espirituais, entre as honras passageiras e as eternas, entre o conhecimento ilusório e o real, entre o Bem e o Mal. Podemos mudar esta sempre equivocada capacidade que o mundo tem de errar ao utilizar o livre arbítrio, a partir do momento em que usamos o nosso livre arbítrio com responsabilidade e dirigido para os propósitos de Luz. Salve Deus!

QUESTÃO PARA ASUA ALMA:

Pare um pouquinho e pense: você já tomou alguma decisão que depois percebeu que decidiu de forma equivocada? O que o(a) levou a agir assim?


PALAVRAS DO MESTRE:

A cada um segundo as suas obras!






Nenhum comentário:

Postar um comentário